top of page
  • Foto do escritorCDO

Timpanoplastia

A timpanoplastia é a cirurgia realizada para o fechamento da perfuração da membrana do tímpano. Para a sua realização, o otorrinolaringologista usa algum tecido do próprio paciente, o que é denominado enxerto. Este pode ser um pedaço de cartilagem da própria orelha, um fragmento de fáscia temporal (“capa” do músculo temporal) ou um fragmento de pericôndrio (“capa” de uma cartilagem). Uma vez escolhido o material, ele é confeccionado e posicionado para que se adapte perfeitamente à perfuração daquele paciente.

Ela pode ser realizada como procedimento único ou combinada a outros procedimentos como a reconstrução de cadeia ossicular (pacientes que tiveram os ossículos do ouvido destruídos pela infecção crônica) ou a mastoidectomia.

O fechamento de uma perfuração timpânica traz três benefícios importantes para a qualidade de vida do paciente. O primeiro é que, com o tímpano íntegro, o paciente não precisa mais se preocupar em evitar a entrada de água no ouvido. O segundo benefício é a melhora da audição, o que ocorre na maioria dos casos. E, finalmente com a membrana timpânica íntegra (fechada) o ouvido fica menos exposto a eventuais infecções (otites) que podem resultar em perda auditiva e outras complicações.

Principais indicações para realização de cirurgia: A principal situação em que está indicada a realização da timpanoplastia é a presença de perfuração da membrana do tímpano.

Local de realização: A timpanoplastia é realizada em centro cirúrgico.

Como é realizada:

  • Incisão (corte): em perfurações pequenas a cirurgia é feita através do próprio canal do ouvido, chamado de conduto auditivo externo, e portanto as incisões são internas. Em casos onde as perfurações são bastante amplas, é realizada uma incisão atrás da orelha, a qual ficará bastante discreta no pós-operatório.

  • Pontos: alguns pontos quando é necessária a realização de alguma incisão externa. São retirados uma semana após a cirurgia.

  • Curativos: são deixados curativos na cavidade do ouvido e no conduto auditivo externo. Estes materiais são absorvidos espontaneamente após 2 a 3 semanas.

  • Alta hospitalar: em geral, no mesmo dia da cirurgia.

Perguntas frequentes: A cirurgia pode ser realizada em crianças? Sim. Entretanto, é importante ressaltar que normalmente as crianças são operadas a partir dos 7 ou 8 anos de idade. Em crianças menores ainda é bastante comum o aparecimento de episódios de otite, o que pode causar uma nova perfuração do tímpano e colocar o trabalho a perder.


Anestesia

Geral (sob os cuidados de médico anestesiologista) ou local assistida com sedação.


Pós procedimento

  • Dor: em geral a dor é pequena, controlada com analgésicos simples.

  • Inchaço: muito discreto.

  • Cuidados locais: o cuidados mais importante é manter o ouvido seco, não permitindo a entrada de água.

  • Afastamento do trabalho: em geral, 5 a 7 dias

  • Atividade física: em geral, 4 semanas para atividades físicas que exijam o levantamento de peso.

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cirurgia de implante coclear

A cirurgia do implante coclear – também conhecido como “ouvido biônico”- consiste na introdução de um feixe de eletrodos dentro da cóclea (o órgão responsável pela audição) com o objetivo de reabilita

bottom of page