top of page
  • Foto do escritorCDO

Cirurgia de implante coclear

A cirurgia do implante coclear – também conhecido como “ouvido biônico”- consiste na introdução de um feixe de eletrodos dentro da cóclea (o órgão responsável pela audição) com o objetivo de reabilitar a audição.

Está indicada em pacientes com surdez profunda, quando os aparelhos auditivos convencionais não são capazes de propiciar uma audição satisfatória. Para indicação da cirurgia são necessários exames fonoaudiológicos, exames de imagem e uma avaliação por um otorrinolaringologista com formação em Otologia.

Nós da CDO, dispomos de estrutura completa e equipe competente para realização bem-sucedida da cirurgia do implante coclear.

Principais indicações para realização de cirurgia:

  1. Perda auditiva severa ou profunda (surdez), em ambos os ouvidos, quando não há benefício com o aparelho auditivo convencional.

  2. Perda auditiva severa ou profunda em um dos ouvidos (em casos selecionados)

  3. Zumbido incapacitante (em casos selecionados)

Local de realização: Realizada em centro cirúrgico.

Como é realizada: Incisão (corte): um pequeno corte atrás da orelha de aproximadamente 4 cm. A cirurgia é realizado através de um microscópio cirúrgico e tem duração de 2 horas, em média. Pontos: são realizados por baixo da pele e não há necessidade de removê-los. Curativos: é colocada uma faixa ao redor da cabeça, que é removida em 3 dias. Alta hospitalar: em geral, no dia seguinte à cirurgia.

Perguntas frequentes: A cirurgia pode ser realizada em crianças? Sim. A partir dos 6 meses de idade, assim que feito o diagnóstico definitivo da perda auditiva. Quanto tempo após a cirurgia, o implante coclear começa a funcionar? Decorridos 30 dias da cirurgia, é feita a ativação do implante coclear. Procedimento realizado na própria clínica, pelo fonoaudiólogo. Após a ativação, o implante coclear começa a funcionar. Após a ativação do implante coclear eu já começo a escutar normalmente? Após a ativação já se começa a ouvir. Porém é importante frisar que é necessário um “treinamento auditivo”. O som do implante coclear é de excelente qualidade porém não é igual ao de uma audição normal. Uma variedade de fatores vai determinar o quão bom será o desempenho do implante coclear. Como se dá esse “treinamento auditivo”? Consiste na fonoterapia, que são técnicas ensinadas pelo fonoaudiólogo que vão permitir atingir o melhor desempenho auditivo possível.



Anestesia Geral (sob os cuidados de médico anestesiologista).

Pós procedimento

  • Dor: em geral a dor é de pequena intensidade, controlada com analgésicos simples.

  • Cuidados locais: evitar traumas no local.

  • Afastamento do trabalho: em geral, 10 dias

  • Atividade física: em geral, 4 semanas.


69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page