top of page
  • Foto do escritorCDO

O que você precisa saber antes da cirurgia de cabeça e pescoço

A cirurgia de cabeça e pescoço é uma especialidade médica que promove a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das patologias neoplásicas malignas e benignas, das afecções congênitas e de algumas condições inflamatórias que acometem a região da face e da área cervical ou pescoço dos pacientes.

Esta é uma especialidade pouco conhecida, mas extremamente necessária, já que o câncer de cabeça e pescoço é considerado, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o quinto tipo de carcinoma mais comum em mulheres e o segundo que mais atinge os homens.


O problema abrange todos os tumores que se manifestam nessas regiões do corpo, sobretudo na região da boca, da faringe e da laringe. Somente no Brasil, a Fundação do Câncer destaca que foram registrados, aproximadamente, 32 mil novos casos, em 2018.

Como é a cirurgia de cabeça e pescoço? Em grande parte dos casos, a cirurgia de cabeça e pescoço é a recomendação mais adequada para o tratamento de um câncer na região. Mas há a possibilidade de a radioterapia também pode ser indicada, dependendo da condição e estágio do câncer. Dependendo do tamanho do tumor, não há alterações estéticas na face, após a realização da cirurgia de cabeça e pescoço. Contudo, dependendo da lesão, grandes partes da mandíbula, dos lábios, do palato ou da língua podem ser retiradas. Quando acontece esses tipos de casos, há cirurgias plásticas e acompanhamento fonoaudiólogo para a recuperação da deglutição e da fala.

Pós-cirúrgico O período pós-cirúrgico pode ser complicado e varia de paciente para paciente. Isso porque a face e o pescoço são áreas bastante sensíveis, as dores podem estar presentes nos primeiros dias posteriores à operação. O médico pode indicar o uso de medicamentos específicos para aliviar os sintomas e incômodos na fase de recuperação. Tireoidectomia: uma cirurgia frequente de cabeça e pescoço A tireoide é responsável por produzir os hormônios que equilibram o ritmo e o funcionamento do nosso organismo. A cirurgia é o principal tratamento para quase todos os casos de câncer de tireoide. Mas, para realizar o procedimento cirúrgico, o paciente deve ter alguns cuidados específicos:

  • evitar qualquer medicação que contenha ácido acetil salicílico por 10 dias antes da cirurgia;

  • fazer jejum de oito horas;

  • realizar exames pré-operatórios solicitados pelo médico.

Ficou com alguma dúvida sobre a cirurgia de cabeça e pescoço? Entre em contato conosco e mande a sua pergunta. Não deixe de acompanhar nossas novidades no Facebook e Instagram.


Material escrito por: Dr. Rafael Nunes Goulart - CRM 15664 / RQE 12369 Dr. Rafael Goulart é formado em medicina pela Unisul, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Seus principais interesses são cirurgias da tireoide, de tumores na cabeça e pescoço e cirurgias na boca, laringe e faringe.

169 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page