• CDO

Estapedotomia / EstapedectomiaEstapedotomia / Estapedectomia

A cirurgia de estapedotomia tem como objetivo recuperar a audição de pessoas acometidas pela otosclerose doença que causa a fixação do estribo (o menor ossículo da audição). Na otosclerose a perda da audição geralmente é lenta e gradual, ocorre em ambos os ouvidos, o surgimento de zumbido é comum. O tratamento cirúrgico (estapedotomia) é uma opção interessante para reabilitação auditiva quando preenchidos certos critérios determinados por um otorrinolaringologista com expertise em cirurgia de ouvido.

Local de realização: Realizada em centro cirúrgico.

Como é realizada:

Incisão (corte): por dentro do ouvido. Uma pequena prótese é utilizada para substituir o estribo, que encontra-se fixo (sem mobilidade). A cirurgia tem duração de 1 hora, em média. Pontos: apenas um pequeno ponto é feito na entrada do canal auditivo. Curativos: é colocada uma faixa ao redor da cabeça, que é removida em 3 dias. Alta hospitalar: em geral, no dia seguinte à cirurgia.

Perguntas frequentes: Quanto tempo após a cirurgia, eu começo a escutar normalmente? Logo após a cirurgia a audição já está melhor. No entanto, devido a presença de curativos dentro do ouvido que vão sendo gradualmente absorvidos, o resultado final costuma acontecer de 2 a 3 meses após o procedimento.

Por que é tão comum a tontura após a cirurgia? A tontura se deve a abertura cirúrgica da orelha interna (labirinto) o órgão responsável pelo nosso equilíbrio e audição. Costuma ser bem controlada com as medicações



Anestesia

Geral Local


Pós procedimento

  • Dor: em geral a dor é de pequena intensidade, controlada com analgésicos simples.

  • Tonturas: é um sintoma esperado e extremamente comum após a cirurgia. É controlado com medicação e costuma durar de 1-3 semanas.

  • Cuidados locais: evitar traumas no local, não molhar o ouvido operado.

  • Afastamento do trabalho: em geral 10 dias

  • Atividade física: em geral, 8 semanas.

  • Viagem de avião: 30 dias.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A cirurgia do implante coclear – também conhecido como “ouvido biônico”- consiste na introdução de um feixe de eletrodos dentro da cóclea (o órgão responsável pela audição) com o objetivo de reabilita