top of page
Foto do escritorCDO

Canaloplastia e Meatoplastia – ampliação do conduto auditivo externo

O conduto auditivo externo, é o canal constituído de osso e cartilagem que começa na parte externa da orelha e vai até a membrana do tímpano. Sua função é direcionar e amplificar as ondas sonoras que chegam até o ouvido.

É também no conduto auditivo externo onde é produzido o cerume (cera), fundamental para proteção e prevenção de infecções locais (otites).

Algumas pessoas têm alterações na parte óssea do conduto auditivo, como a exostose por exemplo. Na exostose o canal auditivo vai ficando cada vez mais estreito devido ao crescimento de calosidades ósseas em seu interior. É muito comum em surfistas, mergulhadores e nadadores. Os principais sintomas são dificuldade em tirar a água do ouvido após atividade aquática, dores de ouvido e diminuição da audição.

Quando a alteração acontece na parte cartilaginosa do ouvido a queixa mais comum é o acúmulo de cera frequente, resultando em diminuição da audição e necessidade frequente de limpezas do ouvido.

A canaloplastia e a meatoplastia são procedimentos em que o conduto auditivo é alargado cirurgicamente propiciando uma melhora dos sintomas acima descritos.

763 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cirurgia de implante coclear

A cirurgia do implante coclear – também conhecido como “ouvido biônico”- consiste na introdução de um feixe de eletrodos dentro da cóclea...

Comments


bottom of page