top of page
  • Foto do escritorCDO

Septoplastia (ou cirurgia para a obstrução nasal)

Septoplastia (correção do desvio do septo nasal) A septoplastia é a cirurgia realizada para correção do desvio do septo nasal. Pode ser realizada como procedimento único ou combinada a outros procedimentos nasais como a turbinoplastia por radiofreqüência, turbinectomia convencional, cirurgia endoscópica dos seios da face, adenoidectomia ou rinoplastia.

Principais indicações para realização de cirurgia: As principais situações em que está indicada a realização da septoplastia são:

  1. A presença de sintomas de obstrução nasal (nariz entupido, boca seca, etc) que sejam atribuídos ao desvio do septo.

  2. Desvio do septo que colabore para o aparecimento de outras doenças do nariz, como a sinusite aguda de repetição (vários episódios de sinusite) e a sinusite crônica.

  3. Ronco e apneia do sono (em casos bem selecionados)

  4. Dor de cabeça atribuída a um grande desvio do septo que encosta em outras estruturas internas do nariz (cefaléia rinogênica)

Local de realização: A septoplastia é realizada em centro cirúrgico.

Como é realizada: Incisão (corte): é feita uma pequena incisão interna (não será aparente) no nariz, a partir da qual será realizada a dissecção cuidadosa do desvio e sua remoção. Pontos: sutura da incisão com 2 ou 3 pontos, que cairão espontaneamente no período pós-operatório. Curativos: em geral, são colocados 2 finas talas de plástico no interior do nariz (1 em cada lado), que serão retiradas em 3 a 7 dias no consultório médico. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de um tampão nasal para evitar sangramentos. Alta hospitalar: em geral, no mesmo dia da cirurgia.

Perguntas frequentes: A cirurgia pode ser realizada por “vídeo”? Sim. Em alguns casos, especialmente nos desvios septais posteriores (localizados mais profundamente no nariz), o uso de equipamento de videoendoscopia é muito útil para uma dissecção mais precisa e segura. É importante ressaltar que o uso de videoendoscopia é apenas uma forma de melhorar a visualização das estruturas nasais, permitindo uma dissecção mais precisa e segura. As técnicas de dissecção e instrumentos utilizados são basicamente os mesmos de uma septoplastia convencional.

A cirurgia pode ser realizada em crianças? Sim, em casos bem selecionados.



Anestesia Geral (sob os cuidados de médico anestesiologista).

Pós procedimento Dor: em geral a dor é pequena, controlada com analgésicos simples. Inchaço: nos primeiros dias ocorrerá inchaço do interior do nariz, fazendo com que ele fique um pouco entupido. Externamente, o aspecto do nariz permanecerá o mesmo. Cuidados locais: higiene nasal com solução fisiológica, evitar traumas no local. Afastamento do trabalho: em geral, 7 dias Atividade física: em geral, 2 semanas. Para atividades com chance de trauma (esportes de contato), até 3 meses.

901 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Rinoplastia funcional e estética

A Rinoplastia funcional e estética é um dos procedimentos mais realizados ao redor do mundo e tem como objetivo alcançar a melhora da obstrução nasal, quando apenas o procedimento de septoplastia não

bottom of page