top of page
  • Foto do escritorCDO

Potencial evocado auditivo – BERA

Para quê

O sistema auditivo é constituído de estruturas sensoriais e conexões centrais, responsáveis pela percepção e processamento dos estímulos sonoros. A integridade da audição garante o correto aprendizado da linguagem, sendo de fundamental importância para o desenvolvimento humano. Qualquer problema no sistema auditivo pode comprometer as habilidade de fala e linguagem, e acabar afetando a qualidade de vida, a integração em sociedade e a absorção de novos conhecimentos. Sobretudo se a perda auditiva ocorrer nos primeiros meses ou anos de vida. Por isso, é importante realizar exames específicos para avaliar a capacidade auditiva do paciente, como o potencial evocado auditivo – BERA.

O que é potencial evocado auditivo?

O potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE), também conhecido como BERA (sua sigla em inglês), avalia o percurso do som, desde que entra no ouvido até o tronco encefálico, tendo como objetivo analisar a integridade das vias auditivas.

Por ser um exame objetivo, é um importante procedimento para determinar o nível de audição em situações que o paciente não colabora com o exame de audiometria convencional, como é o caso de bebês e crianças pequenas.

Quando é indicado?

Apesar de também ser indicado para adultos, o potencial evocado auditivo é um exame frequentemente indicado para bebês e crianças com algum sinal de deficiência auditiva, quando há risco de perda de audição devido à condições genéticas, como a Síndrome de Down, ou quando há algum tipo de alteração no teste da orelhinha, realizado logo após o nascimento.

O BERA também é indicado para bebês:

  • prematuros;

  • que nasceram com baixo peso;

  • que tiveram icterícia;

  • que permaneceram em UTI;

  • que necessitam de ventilação mecânica;

  • que necessitam de fototerapia;

  • que utilizaram certos antibióticos,

  • Dentre outras situações.

O BERA também é indicado para confirmar o diagnóstico de perda auditiva em crianças e adultos, para investigar a causa de zumbidos e para detectar a presença de tumores nos nervos auditivos.

Como é realizado?

Com o auxílio de eletrodos de superfície fixados na testa e atrás da orelha, é possível captar a atividade do nervo auditivo e das estruturas do tronco encefálico, à medida que o aparelho emite estímulos sonoros.

Esses estímulos são responsáveis por gerar uma quantidade mínima de eletricidade, que é captada pelos eletrodos e transmitida para o equipamento, geralmente uma espécie de monitor, para que possa ser analisado pelo médico.

Em adultos, não é necessário qualquer tipo de cuidado. Entretanto, em bebês e crianças pequenas, o procedimento pode causar incômodo. E esses pacientes podem não colaborar para a realização do exame. Nesses casos, o potencial evocado auditivo é realizado durante o sono natural.

É interessante agendar o exame em um horário que a criança está habituada a dormir. Outra forma é privar um pouco as horas de sono antes do procedimento. Quando não é possível a realização do exame com a criança dormindo, realiza-se o exame em centro cirúrgico, sob sedação, com auxílio de um médico anestesista. O procedimento dura cerca de 10 a 30 minutos.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para conhecer algumas doenças de ouvido, nariz e garganta comuns em crianças. Se restou alguma dúvida sobre o potencial evocado auditivo, mande sua pergunta para nós. Será um prazer lhe ajudar!

Duração

Variável, de 10 a 30 minutos em média

1.633 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Audiometria tonal e vocal

Para quê Pesquisa dos limiares auditivos (capacidade auditiva) em ambas as orelhas, o que permite detectar as perdas auditivas, e suas características (tipo, gravidade, se acomete uma ou as duas orelh

Avaliação das doenças do labirinto

Avaliação das doenças do labirinto (pesquisa do nistagmo posicional, vectoeletronistagmografia, vídeo head impulse test) Para quê Avaliação diagnóstica das estruturas envolvidas no equilíbrio e suas p

bottom of page